A leitura sempre foi algo que me intrigou. Desde cedo tive curiosidade sobre esse assunto. Como símbolos estranhos poderiam formar palavras e essas ao serem lidas formarem um texto? Era uma coisa fascinante! com o passar do tempo, portanto, empenhei-me em aprender como decodificar todas as letras o mais rápido possível para, assim, entender o funcionamento dessa maravilha.
Não foi surpreendente quando conseguimos ler sozinhos pela primeira vez? Nosso primeiro sinal de independência intelectual, nosso primeiro passo para um raciocínio mais elaborado.
A partir desse ponto, tudo que me caía na mão era um mistério já desvendado. Lia de tudo! Menos bula de remédio, como a professora Marilda citou.
O interessante da leitura por prazer é que ela acaba auxiliando em todas as matérias. O bom entendimento do Português facilita que nossos alunos interpretem melhor os enunciados dos exercícios e os consigam resolver. Essa é a maior reclamação que ouço: "eu sabia a matéria, mas não entendi a pergunta.".
Outro ponto é a paciência. Quanto mais lemos, por diversão mesmo, mais nos acostumamos com textos. Assim, começamos a não nos importar com quão longo um texto é e o lemos sem problema algum. O que não acontece com os alunos de hoje... O ENEM mesmo está forçando textos gigantes para obrigar os alunos a lerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário