BEM VINDOS!!

A MATEMÁTICA NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS, NÃO... SÓ TEM SEIS!!!!!! HUAHUAHUA...
MAS, CONFESSE: VOCÊ SE DEU AO TRABALHO DE VISITAR ESTE BLOG PORQUE É CHEGADO NA MATEMÁTICA, NÃO É?! EU SEI...
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR INFORMAÇÃO, DIVERSÃO, DESAFIOS PARA DESENVOLVER SEU RACIOCÍNIO, CIDADANIA E MUITO MAIS PARA TORNAR A MATEMÁTICA ( E TAMBÉM O SEU DIA ) MUITO MAIS LEGAL.
BJO,
PROFª CAROL

sábado, 12 de março de 2011

USANDO OS DEDOS NA MULTIPLICAÇÃO

Tabuada de cabeça?? Na ponta da língua?? Se for a do 2, do 3 e até a do 5 todo mundo sabe. Mas da tabuada do 6 em diante...difícil, né!!
Até eu me embanano toda na hora de responder quanto é 7 x 8!!! Misericórdia!!
Sendo assim, para nos libertar da temível tabuada, apresento a vocês como usar os dedos das mãos como instrumento de cálculo. 
Associa-se aos dedos de cada mão os números de 6 a 10, começando pelo dedo mindinho.

Para multiplicar 7 por 8 tocam-se os dedos associados ao 7 e ao 8, como se observa na figura seguinte .

Os dedos inferiores ( que se tocam ) representarão as DEZENAS ( no exemplo temos 5 dedos, então, 5 dezenas = 50 ); e o  PRODUTO ( eu já ensinei o que é produto, né!!!! ) dos dedos superiores ( que ficam sem se tocar ) serão as UNIDADES ( no exemplo, temos 3 dedos de um lado e 2 dedos de outro, então: 3 x 2 = 6 )





AGORA FICOU FÁCIL, NÉ!! 
RESPONDA, ENTÃO: QUANTO É 6 X 7? E 9 X 8?
AGORA, ENSINE PARA ALGUÉM ( PODE SER A MAMÃE, IRMÃO... ) E TREINEM BASTANTE JUNTOS PARA VOCÊ ARRASAR NAS PRÓXIMAS AULAS DE MATEMÁTICA!!
BJIM.

3 comentários:

  1. nOssA prOOOO dA cErtInhOOO. lEgAl.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu método! É facil e é batata!!! Mas é pena que só vai apartir do numeral 6. Mas... obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. Valeu professora! Tenho orgulho dos pedagogos brasileiros, pois são pessoas que dedicam sua vida ao ensino, mesmo com uma remuneração vergonhosa, assim com as condições de trabalho, principalmente do ensino publica.

    ResponderExcluir