BEM VINDOS!!

A MATEMÁTICA NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS, NÃO... SÓ TEM SEIS!!!!!! HUAHUAHUA...
MAS, CONFESSE: VOCÊ SE DEU AO TRABALHO DE VISITAR ESTE BLOG PORQUE É CHEGADO NA MATEMÁTICA, NÃO É?! EU SEI...
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR INFORMAÇÃO, DIVERSÃO, DESAFIOS PARA DESENVOLVER SEU RACIOCÍNIO, CIDADANIA E MUITO MAIS PARA TORNAR A MATEMÁTICA ( E TAMBÉM O SEU DIA ) MUITO MAIS LEGAL.
BJO,
PROFª CAROL

segunda-feira, 28 de março de 2011

GALERA DA 5ª SÉRIE

Olha aí os meus alunos das 5ª séries!!!
Tudo anjo!!!! Eeeeiiiitaaaa.... só Jesus...
Mas eu amo todo mundo!!! Até os abençoados... que me deixam doida...


5ª série B

5ª série B
5ª série B

5ª série D

5ª série D


5ª série C

5ª série C

TODOS LINDOS E LINDAS DA MAMÃE...
BEIJÃO!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

DESCULPAS

Queridos alunos,
Nesses últimos dias, devido a uma conjuntivite que me pegou, estou deixando de comparecer às aulas. Não pela minha vontade, mas sim porque uma pessoa infectada pela conjuntivite deve se afastar de aglomerações, pois essa doença é altamente contagiosa.
Eu até fui para a escola trabalhar, mas, devido às minhas condições, não pude nem entrar para evitar o contagio de vocês. 
Mas já estou melhor e, se Deus permitir, amanhã estaremos juntos.
Um beijo, e até amanhã.

sábado, 19 de março de 2011

SUPER LUA CHEIA

Hoje, sábado 19 de março de 2011, o mundo vai observar a maior lua cheia dos últimos 18 anos!!!

  Isso ocorrerá porque a órbita ( vimos o que é órbita no vídeo Macro e Micro na sala de vídeo, lembra??) da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse ( já que está aí sem fazer nada, pesquise sobre elipse na internet !! )
  Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.
  Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra.
Então, dê um pulinho lá fora e observe a super lua cheia. Outra dessas só daqui a 18 anos!!
É... mas tome cuidado com os super lobos e com os super vampiros!!!
Bjo,

Akinator, o Gênio da Internet

Este é o Akinator, o Gênio da Internet.
Você pensa em um personagem real ou fictício, responde algumas perguntas e ele tenta adivinhar.
O mais incrível é que ele QUASE NÃO ERRA NENHUMA!!!
Eu pensei na Bruxa do 71( Chaves ), no Burro Falante do Shrek, na Lady Kate ( Zorra Total ), na Nazaré ( loira má da novela Senhora do Destino ), até no Cumpadre Washington do É o Tchan... huahuahua..., fiz uma porção de tentativas e ele não errou nenhuma!!! Chorei de rir!!! É muito da hora!!!
Claro que vc deve ser honesto nas respostas, não adianta responder sobre aquilo que não sabe, né!!
Eu até tentei enganar ele: não pensei em ninguém e fiquei só respondendo que não. Todas as perguntas eu respondia não. Daí ele, para o meu espanto, respondeu: VOCÊ ESTÁ TENTANDO ME ENGANAR??
Eu hein... deu até medo!!
Mas, enfim, é muito legal. Confira em http://pt.akinator.com/

                                                                                                                                             Beijo.

MURAL DE RECADOS


Bom dia!!!

Está disponível, na barra lateral direita, um mural de recados.
Deixe o seu salve para a professora e também para seus colegas que visitam esse blog.
"Hasta la vista, baby"

ESTAÇÃO CIÊNCIA

Que tal um passeio cultural neste final de semana?
Convide seus pais e amigos para uma visita à Estação Ciência - USP.
Ela está localizada à Rua Guaicurus, 1394 - Lapa, bem próxima à Estação Lapa da CPTM. Você vai até a Estação Barra Funda do Metrô, faz a transferência para a Linha CPTM. A Estação Lapa fica logo em seguidinha da Estação Barra Funda.
Os ingressos custam R$ 4,00 e estudante paga meia.
Dica: o primeiro sábado e o terceiro domingo de cada mês são de entrada gratuita ( e o próximo domingo ( 20/03 ) é justamente o terceiro do mês!!!).
Eu já fui com minhas filhas e elas adoraram!!
Estou montando um projeto para levar os alunos das 5ª séries para uma visita. Quem sabe iremos juntos!?
Vamos torcer!!!!!
Bjo.


Exposição de Matemática na Estação Ciência

A área de Matemática da Estação Ciência possui mais de 60 experimentos, muitos dos quais baseados na exposição francesa Maths 2000, do Museu Cité des Sciences et de l`Industrie de La Villette em Paris e outros criados na Estação Ciência, com apoio do Instituto Matemática e Estatística da USP.

Em um espaço de 230 m², a ação do visitante é sempre requisitada para manipular as demonstrações e atividades interativas sobre diferentes assuntos. Os aparelhos têm como objetivo apresentar ao público novas formas de conhecer a Matemática e seus conceitos, mostrando suas aplicações no cotidiano e em outras áreas do conhecimento.
Todos os experimentos são interativos, o que convida os visitantes a explorarem e pensarem os fundamentos da matemática, confrontando-os com aspectos do cotidiano e com outras áreas, como, por exemplo, estimar a quantidade de votos de uma eleição.


XADREZ GIGANTE

Outra atividade muito legal é o xadrez gigante. Um tabuleiro enorme é colocado no chão e as peças são quase do nosso tamanho. Super divertido!!





GERADOR VAN DER GRAAF
Uma das principais atrações da Estação Ciência é, sem dúvida, o gerador Van der Graaf. Quando uma pessoa coloca as mãos na esfera, fica com os cabelos arrepiados!!



A Estação Ciência oferece experimentos de diversos campos de estudo, como Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática e Humanidades. 



sexta-feira, 18 de março de 2011

REI LEÃO NA MATEMÁTICA

Olha só o Scar ensinando matemática para o Simba!!
Esse filme seria o Rei Burrão!!!
Bjo



Ah... a raíz quadrada de 144 é 12!!!!!
E 2 + 2...não preciso nem dizer, né!!!










Conjuntivite

Meeeeuuuu...
Que troço mais danado de ruim é essa conjuntivite... parece que tem um caminhão de areia nos olhos!!!
Vários alunos e alguns colegas estão ou estiveram afastados das aulas por conta dessa doença. O afastamento é obrigatório, visto que a doença é altamente transmissível.
SÃO PAULO TEM 18 MIL CASOS DE CONJUNTIVITE ESTE ANO.
Devido ao surto, precisamos dobrar nossa atenção para nos prevenir.
Veja como:


Evitar por as mãos nos olhos e mantê-las sempre limpas. Por ser uma doença transmitida através do contato com qualquer coisa contaminada, os cuidados com a higiene devem ser rigorosos.
Não compartilhar travesseiros, toalhas de rosto e de banho, sabonetes, óculos, maquiagem ou qualquer outro objeto de limpeza.
Limpar os olhos somente com materiais descartáveis.
Não freqüentar ambientes coletivos como escolas, shoppings, cinemas, piscinas e praias.
Os pacientes devem ser afastados do ambiente de trabalho e escola para evitar a cadeia de transmissão da doença, por um período mínimo de 5 dias.
( fonte: www.fiocruz.br )

veja mais em:

Reportagem Globo.com sobre Conjuntivite

quarta-feira, 16 de março de 2011

NÚMEROS PRIMOS

O que é um número primo?
É o número filho da tia??
Nãããooo...
Um número primo é um número natural maior do que 1, cujos divisores são 1 e o próprio número. Caso um número seja maior do que 1 e não seja primo, ele é chamado de composto. 

Os números primos são infinitos. Os vinte primeiros números primos são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67 e 71.



Identificação de um número primo
Para saber se um número é primo, dividimos esse número pelos números primos 2, 3, 5, 7, 11 etc. até que tenhamos:
            =>  ou uma divisão com resto zero e neste caso o número não é primo,
            =>  ou uma divisão com quociente menor que o divisor e o resto diferente de zero. Neste caso o número é primo.
Exemplos:
1) O número 161:
  • não é par, portanto não é divisível por 2;
  • 1+6+1 = 8, portanto não é divisível por 3;
  • não termina em 0 nem em 5, portanto não é divisível por 5;
  • por 7:  161 / 7 = 23, com resto zero, logo 161 é divisível por 7, e portanto não é um número primo.
2) O número 113:
  • não é par, portanto não é divisível por 2;
  • 1+1+3 = 5, portanto não é divisível por 3;
  • não termina em 0 nem em 5, portanto não é divisível por 5;
  • por 7:  113 / 7 = 16, com resto 1. O quociente (16) ainda é maior que o divisor (7).
  • por 11:  113 / 11 = 10, com resto 3. O quociente (10) é menor que o divisor (11), e além disso o resto é diferente de zero (o resto vale 3), portanto 113 é um número primo.
PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DE UM NÚMERO PRIMO É INTERESSANTE A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE, ASSIM VOCÊ GANHA TEMPO DEIXANDO DE FAZER UM MILHÃO DE CÁLCULOS!!

 
Exemplos: 

1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo. 
2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo. 
3) 10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo. 

Observações: 

=> 1 não é um número primo, porque ele tem apenas um divisor que é ele mesmo. 
=> 2 é o único número primo que é par. 




FIQUE DE OLHO,
BJO 



terça-feira, 15 de março de 2011

UM PENSAMENTO DE AMOR...


Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo. É perigoso guardar uma cabeça cheia de sonhos, com as mãos e o coração desocupados.

Roberto Shinyashiki

AMOR NÃO É SOMENTE SENTIMENTO: AMOR É AÇÃO.
SE VOCÊ AMA, ENTÃO AJA!!!
BJO.

DÍZIMAS PERIÓDICAS

Transformar fração em número decimal é "baba": basta dividir o numerador pelo denominador. Isso todo mundo sabe bem.
Sabemos, também, que em algumas circunstâncias, essa divisão não gerará um decimal exato (numeral que tem um número finito de algarismos). Esses números, constituídos por infinitos algarismos, são denominados DÍZIMAS PERIÓDICAS, que são numerais que apresentam repetição periódica e infinita.



CLASSIFICAÇÃO


As dízimas periódicas se classificam em:
Simples ( quando, após a vírgula, só temos o período, ou seja, a parte que se repete)
Ex: 3,222... ( período 2 )
      0,121212... ( período 12 )
      1,635635635... ( período 635 )
Composta ( quando, após a vírgula, temos uma parte não periódica, ou seja, que não se repete )
Ex: 2,1333... ( período 3 - parte não periódica 1 )
      0,53444... ( período 4 - parte não periódica 53 )
A fração cuja divisão do numerador pelo denominador gera um numeral de algarismos infinitos, ou dízimas periódicas, é chamada de FRAÇÃO GERATRIZ.
Nosso graaande dilema é para transformar a dízima em fração, ou, encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica.
Mas, aqui, seus problemas acabaram!!!
A lindona aqui vai apresentar-lhes uns macetes super práticos para resolver essas pendengas, que vocês não vão nem acreditar!!!!!!
Vamos lá:
1) TRANSFORMAR DÍZIMA SIMPLES EM FRAÇÃO GERATRIZ
Modo Tradicional:
* Chamamos a dízima periódica de x:
0,444  =  x      (1)

Multiplicamos ambos os membros da equação (1) por múltiplos de 10 ( sendo tantos zeros quantos forem os algarismos que compõem o período ), de modo que o período passe para a parte inteira do número.Neste caso, como período é formado por um algarismo, multiplicaremos os membros da equação por 10:
10 . 0,444... = 10 . x
4,444... = 10x    (2)

Subtraímos, membro a membro, a equação (1) da equação (2):
10x = 4,444... (2)
   x = 0,444... (1)
                                                                      9x = 4           (3)

Resolvendo a equação (3), obtemos x:
x = 4
      9

                    Logo, 4 é a FRAÇÃO GERATRIZ DE 0,444, ou seja, se dividirmos 4 por 9 o resultado será a dízima 0,444...       9

AGORA, RECEITINHA DE MAMÃE:

A geratriz de uma dízima simples é uma fração da seguinte maneira:
Numerador: será a parte inteira incorporada do período menos o período
Denominador: tantos noves quantos forem os algarismos do período:
EXEMPLO:
0,444...
 Numerador: parte inteira (0) incorporada do período (4), ou seja, 4 menos 0, que é igual a 4.
Denominador: tantos zeros quantos forem os algarismos do período. Temos o período formado por 1 algarismo, então o denominador, no caso, será 9:
4
9

OUTRO EXEMPLO:
2,777...
Numerador: parte inteira (2), incorporada da parte periódica (7), ou seja, 27 menos 2, que será igual a 25.
Denominador: tantos zeros quantos forem os algarismos do período. Período formado por 1 algarismo (7), então o denominador será 9:
25
9

Muuuuito mais fácil, né?? Porém, é importante saber como calcular da maneira tradicional. Essas dicas devem ser aproveitadas em situações onde o tempo não é suficiente para o processo do cálculo, como concursos, por exemplo.
Amanhã postarei a receitinha para dízimas compostas. Hoje, já zerei...





segunda-feira, 14 de março de 2011

ATIVIDADE EXPRESSÕES NUMÉRICAS - 5ª SÉRIE

Próxima atividade para as 5ª séries: Expressões Numéricas.
Já estudamos juntos, agora, vamos praticar.
Quem quiser ir adiantando, pode mergulhar de cabeça:


RESOLVA NO CADERNO

1) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] =
2) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = 
3) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 = 
4) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 = 
5) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 = 
6) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) =
7) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 =  
8) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) = 
9) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } = 
10) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = 

PARA IMPRIMIR




domingo, 13 de março de 2011

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

Um número é considerado divisível por outro quando o resto da divisão entre eles é igual a zero. Para que a divisão entre os números resulte em partes inteiramente iguais, necessitamos ter conhecimento sobre algumas regras de divisibilidade. A aplicação dessas regras nos permite saber se um número é divisível por outro sem precisar efetuar a divisão. Verdadeira "mão na roda"!!!





Divisibilidade por 2
Um número natural é divisível por 2 quando ele termina em 0, ou 2, ou 4, ou 6, ou 8, ou seja, quando ele é par.
Exemplos:
1) 6040 é divisível por 2, pois termina em 0.
2) 2137 não é divisível por 2, pois não é um número par.

Divisibilidade por 3
Um número é divisível por 3 quando da soma dos valores absolutos dos seus algarismos tivermos o resultado 3, 6 ou 9.
Exemplo:
2364 - a soma de seus algarismos é igual a 2 + 3 +6 + 4 = 15, e como 15. Daí 1 + 5 = 6, então 2364 é divisível por 3.

Divisibilidade por 4
Um número é divisível por 4 quando termina em 00 ou quando o número formado pelos dois últimos algarismos da direita for divisível por 4.
Exemplos:
1700 é divisível por 4, pois termina em 00.
5216 é divisível por 4, pois 16 é divisível por 4.
5024 é divisível por 4, pois 24 é divisível por 4.
3823 não é divisível por 4, pois não termina em 00 e 23 não é divisível por 4.


Divisibilidade por 5
Um número natural é divisível por 5 quando ele termina em 0 ou 5.
Exemplos:
1) 65 é divisível por 5, pois termina em 5.
2) 100 é divisível por 5, pois termina em 0.
3) 37 não é divisível por 5, pois não termina em 0 nem em 5.



Divisibilidade por 6
Um número é divisível por 6 quando é divisível por 2 e por 3.
Exemplos:
1) 312 é divisível por 6, porque é divisível por 2 (par) e por 3 (soma: 6).
2) 5214 é divisível por 6, porque é divisível por 2 (par) e por 3 (soma: 12).
3) 716 não é divisível por 6, (é divisível por 2, mas não é divisível por 3).
4) 3405 não é divisível por 6 (é divisível por 3, mas não é divisível por 2).

Divisibilidade por 9
Um número é divisível por 9 quando da soma dos valores absolutos dos seus algarismos o resultado for 9.
Exemplo:

2871 - a soma de seus algarismos é igual a 2+8+7+1=18, e 18 é 1 + 8 = 9, então 2871 é divisível por 9.
Divisibilidade por 10
Um número natural é divisível por 10 quando ele termina em 0.
Exemplos:
1) 4150 é divisível por 10, pois termina em 0.
2) 2106 não é divisível por 10, pois não termina em 0.



Esses são alguns dos critérios observados. Pesquise mais sobre divisibilidade em http://matematica.no.sapo.pt/cdivisi.htm

DIVISIBILIDADE


5ª Séries:
Visto que nossa próxima matéria de estudo serão os múltiplos e divisores, deixo aqui uma sugestão de atividade.
Em "Divisibilidade" estudaremos alguns critérios que nos permitem saber se um número é divisível por outro sem precisar fazer a conta de divisão. Ou seja, é muito 10!!
Bjo.

sábado, 12 de março de 2011

CHARADINHA

Pense em um número. 

Faça esse número vezes 2. 

O resultado + 8. 

Agora, divida o resultado por 2. 


               Depois, do resultado, subtraia aquele


           número que você pensou. 

                                 Esta conta deu 4 !!

MAIS UM CAUSO MINEIRO... ADORO!!!

Um rapaz, metido a esperto, diz pra um caipira:
- Ô Zé! Vamos brincar de antônimo?
- O que co sor falô?
- Brincar de antônimo. Quer dizer, uma coisa contrária da outra!
Por exemplo: alto e baixo, forte e fraco...
- Ah! Intindi! Então, vamu brincá!
Começaram a brincadeira, e o espertalhão disse:
- Gordo?
E o caipira:
- Magro!
- Homem?
- Muié!
- Preto?
- Branco!
E o espertalhão:
- Verde?
- Verde?? Nada! Verde num tem antânimo não...
- Claro que tem!
- Então exprica...
- Maduro!
- Ai,! Pirdi!! Vamo de novo. Mas desta veize ieu cumeço.
- Pode começar!
- Saúde?
- Doença!
- Moiado?
- Seco!
Aí o caipira disse:
- Agora ocê vai si lascá! Qué vê só?
Fumo?
- Não, não! Para! Peraí... fumo não tem antônimo!
- Claro que tem, uai!
- Então diz aí: qual o antônimo de fumo?
- Vortemo!!




CAÇA - PALAVRAS / MATEMÁTICA


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Resolva as operações abaixo e procure o seu resultado por extenso no caça-palavras acima

Exemplo:  1) 8+4-2=10         Extenso – Dez

2) 3+4+7 =                     Extenso -
3) 2+1+9 =                     Extenso -
4) 12-6+3 =                    Extenso -
            5) 1+7-3 =                      Extenso -
            6) 7+3-8 =                      Extenso -
            7) 8+9-4 =                      Extenso -
            8) 4+7-10 =                    Extenso -
            9) 12+8-14 =                  Extenso -
          10) 15-7+1 =                   Extenso -